COMUNICAÇÃO – BASE FUNDAMENTAL PARA UM BOM SERVIÇO


Desde que o homem se entendeu como tal, ou seja, desde os primórdios da Humanidade, que sentiu, ele, a necessidade de interagir com o seu semelhante. Nas mais rudimentares formas de existências, verificou o ser humano a carência de um relacionamento interpessoal, para assegurar sua sobrevivência, desenvolvimento e até para a perpetuação da espécie. Esta necessidade, com a evolução dos tempos, foi denominada de comunicação, que inicialmente, era feita por sinais visuais ou sonoros e hieróglifos e que com o advento da escrita passou a ter forma de caracteres mais decifráveis. Assim sendo, nossos ancestrais nos legaram verdadeiras fontes de informações, que foram somando conhecimentos até os dias de hoje.
            Desta forma, desde aquele período empírico, até os dias atuais, a comunicação muito evoluiu, pois hoje, na vivência do século XXI, temos a oportunidade de manter várias pessoas ao mesmo tempo e à distância, conversando entre si, de modo a satisfazerem suas necessidades de expressão, no mais curto espaço de tempo.
            A tecnologia que envolve a Humanidade hoje é das mais requintadas possíveis e o homem como ser pensante, não se mostra satisfeito e busca a todo instante superar mais e mais as criações mais recentes. O mundo tem passado por muitas transformações em função das mudanças sociais, políticas, econômicas e tecnológicas. O computador, a internet e o celular, são inventos que vem em muito acelerar a perfeição da comunicação, mas são ferramentas que precisam de um componente importante, que é o ser humano, e por isto, se nós não buscarmos o contato direto com eles, guardarão para si a grande gama de informações que tem armazenado. Por ser assim, é que é preciso que o homem tenha sempre à mão a chave para todos os problemas da vida – a boa vontade.
            Nós que fazemos a irmandade de Alcoólicos Anônimos, não podemos nos excluir deste contexto em que o orbe clama por pessoas competentes na arte de se comunicar, transmitindo, além de conhecimento, naturalidade, segurança, credibilidade e, acima de tudo, transparência na relação. Devemos atentar para a necessidade de acompanhar a evolução dos tempos, sem olvidar as palavras de nosso cofundador, Dr. Bob, que quando se avizinhava de sua partida para o plano superior, solicitou a Bill W, que mantivesse tudo com muita simplicidade.
            Com todo este aparato tecnológico, em nível de grupo, não podemos prescindir do uso da comunicação verbal, que é, ainda, a mais simples e eficiente ferramenta para a conscientização daquele que, por força da premente precisão, nos procura.
            O uso da verbalização quando da transmissão de nossas experiências pessoais e do programa de A.A., em nossas abordagens pela vez primeira, no uso da cabeceira de mesa ou quando da coordenação de uma reunião, é um dos mais eficientes meios de comunicação, quando o conhecimento aliado a emoção, fazem ao visitante abordado ou ao neófito no programa, serem esclarecidos sobre a problemática do alcoolismo, formando o seu próprio pensamento a respeito de si, de sua vida. Mas para que esta tão esperada explosão venha a eclodir com o efeito desejado, é preciso que usemos outra forma de comunicação existente em nossa irmandade, que é a literatura, que quando estudada e empregada com acerto, poderá render um resultado extremamente positivo.
Se nessas ocasiões, somos sinceros e honestos, acreditando em nós mesmos, estaremos nos relacionando dentro dos princípios que regem a verdadeira comunicação, assegurando credibilidade às nossas palavras.
            Sabemos que a comunicação em Alcoólicos Anônimos é de uma importância muito grande, visto que o serviço em A.A. ( 3º Legado), é uma via de mão dupla, onde tudo deve partir do grupo e a ele voltar, mas para isto, é necessário responsabilidade em seus agentes, que como servidores de confiança, terão que dar andamento a este fluxo de informações, cuja interrupção poderá ser de um prejuízo exacerbado para a irmandade.
            Este nosso relacionamento que vai do Grupo e passa por todos os Órgãos de Serviços, indo até a Conferência de Serviços Gerais, de onde volta ao Grupo em forma de sugestões, não poderá ser interrompido, para que não venha a quebrar a cadeia de comunicação. Temos que lançar mãos de todos os meios disponibilizados pela tecnologia moderna, para fazer chegar ao grupo a informação correta, dentro do menor espaço de tempo possível, e, ai estaremos assegurando àqueles que estão por vir, o direito de encontrarem uma estrutura funcionando de forma exemplar e compatível com o nome de A.A.. Desta maneira, e com certeza, a mensagem será transmitida com acerto, para felicidade nossa e daqueles nossos possíveis servidores de confiança, que ainda estão lá fora.
            Temos que acreditar que somos capazes e que estamos inseridos naquele universo que o mundo contemporâneo exige, principalmente, no que tange à comunicação, para que seja o nosso produto – a sobriedade, levado além fronteira, traduzindo as nossas informações de foram correta a todos os segmentos da sociedade, e, assim, com os tentáculos de A.A., podermos alcançar em um grande amplexo a todos que, direta ou indiretamente, são atingidos pelo estigma do alcoolismo.
            Desta forma, concluímos que é a comunicação a base fundamental de um bom serviço em A.A., desde que tenhamos responsabilidade e disposição para o trabalho e usemos, acertadamente, os veículos disponíveis, quer seja – o jornal ou outra forma escrita, a televisão, o computador, a internet, o celular e até mesmo a voz, onde respaldado no conhecimento literário e em nossas experiências individuais, possamos levar a mensagem àquele que ainda sofre, sem saber que há uma solução.
            E para isto: Eu sou responsável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário