CARATERÍSTICAS DE UM LIDER EM ALCOÓLICOS ANONIMOS


LIDERANÇA: Segundo Bill W.

            “ A.A. tem uma verdadeira liderança? A resposta é: Sim, embora não pareça.”
( A.A. Atinge a Maioridade – Página 110)
            Todo líder em A.A. é um padrinho em potencial. E acrescenta que esses se dividem em duas classes: o “velho mentor” e o “velho resmungão”. O velho resmungão é o membro que permanece convencido de que o grupo não pode caminhar sem ele, que constantemente ”mexe os pauzinhos”. No fundo é um poço de autopiedade. Já o velho mentor, percebe a sabedoria das decisões do Grupo. Não guarda ressentimento por ter perdido seu status e está sempre disposto a compartilhar suas experiências quando solicitado. Espera com paciência os acontecimentos do Grupo. Quase todos os membros já passaram por essas duas fases. O tempo os faz pender para um lado ou para o outro. A verdade é que muitos, após as dores do crescimento se tornam ESTADISTAS.
            Bill W. disse ainda que a verdadeira e duradoura liderança de A.A., está naquele que exercita a opinião serena, o conhecimento seguro e mantém o exemplo de humildade. São aqueles que não pressionam pelo mandato. Eles lideram pelo exemplo.

            Há um ditado que diz: Os grandes líderes não nascem prontos, eles são formados com o tempo. Isso nos dá a esperança de que depois de entender as doze características de um líder em Alcoólicos Anônimos, você possa trabalhar isso sozinho e construir o  perfil para a liderança.

            Destacamos algumas características do líder que saber influenciar as pessoas que estão ao seu redor e principalmente motivá-las no grupo para alcançar o nosso objetivo final que é levar a mensagem ao alcoólico que ainda sofre.
           
1.      Os líderes em A.A. estão sempre melhorando através do programa de recuperação. Eles entendem que as coisas estão em constantes mudanças e que tudo a sua volta está em movimento, inclusive, ele próprio  muda a cada dia, em movimento de crescimento e esta evolução trás mudanças positivas na forma dever o mundo.(Isto é RECUPERAÇÃO).

2.      Grandes líderes incentivam os companheiros a praticar o programa de recuperação para se tornarem melhores. As pessoas querem fazer o melhor por causa de sua liderança, pois, vêem que os resultados são positivos e inspiradores.
         (chamamos isto de ENTUSIASMO).

3.      Os líderes em A.A. se concentram na essência da segunda tradição, são apenas servidores de confiança – não tem poderes para governar, lideram pelo exemplo. Isso os leva a valorizar os pontos fortes das pessoas e não as suas fraquezas. Todo mudo tem algo de bom e bons líderes sabem como destacar isso em uma pessoa. (EXEMPLO).

4.      A qualidade mais preciosa que a sociedade de Alcoólicos Anônimos tem é a                                        unidade. As nossas vidas e as daqueles que estão por vir, dependem diretamente dela. Ou permanecemos unidos ou A.A. morre. Sem unidade, o coração de A.A deixaria de bater. Os lideres em A.A. precisam ter visão de futuro. Observando sempre os anseios da consciência coletiva. (VISÃO).

5.      Acreditamos que não existe no mundo outra irmandade que cuide de cda um dos seus membros com tanto carinho; certamente que não há nenhuma que guarde mais ciosamente o direito de cada indivíduo pensar, falar e agir livremente. Nenhum A.A. pode obrigar outro a fazer o que quer que seja. Tratar as pessoas com respeito e importância é uma técnica que trabalha para isso (EQUILÍBRIO).

6.      Grandes líderes são auto motivados. Eles entendem que haverá altos e baixos e muitas críticas, às vezes pesadas e de longa duração. Isso é um duro teste. Jamais podem deixar de ouvi-los atenciosamente. Eles permanecem com o pensamento positivo e não se deixam desanimar pelos problemas externos. (TOLERÃNCIA).

7.      Os líderes de A.A em todos os níveis devem ser tolerantes, responsáveis e flexíveis. Os princípios serão os mesmos, seja qual for o tamanho da responsabilidade. Pensam antes de falar e somente falam o necessário, pois, liderar é falar a coisa certa na hora certa. (HUMILDADE).

8.      Os líderes devem entender que um regente de uma orquestra não é necessariamente bom em finanças e previsões. Portanto, A.A. deveria selecionar essa liderança na base de obter o melhor talento que podemos encontrar. (HONESTIDADE).

9.      Os líderes em A.A. devem sacrificar o próprio ego para que os princípios estejam sempre acima das personalidades. Eles se preocupam com os outros em vez de focar as luzes para si. Passam despercebidos na equipe e sempre valorizam os resultados do grupo. (ANONIMATO).

10.  Grandes líderes são grandes mentores. Eles sabem como passar o conhecimento para seus companheiros, desenvolvendo-os e fazendo com que colham bons frutos, como ele colheu com o desenvolvimento da sua recuperação. (APADRINHAMENTO).

11.  Os líderes em A.A. gozam do privilégio de um tradicional direito de decisão de acordo com sua interpretação. Haverá sempre uma autoridade suprema suficiente para corrigir qualquer ineficiência, deficiência ou abuso. (SABEDORIA).

12.  Bons líderes em A.A. existem em todos os cantos da Irmandade. É só procurá-los. E deve ser escolhido cuidadosamente. Aos nossos líderes, sugerimos um programa que se baseia no princípio da confiança mútua. Confiamos em Deus, confiamos em A.A. e confiamos uns nos outros (CONFIANÇA).

            (Síntese da palestra do companheiro ALEXANDRE, Diretor Administrativo do ESL/CE, por ocasião do Encontro de Representantes de Serviços Gerais (RSGs) do Estado do Ceará, em 17 de outubro de 2010).

Nenhum comentário:

Postar um comentário