DA INSATISFAÇÃO AO PRAZER


Ao olharmos, hoje, o Grupo Unificado, parcela significativa do A.A. cearense, volvemos o pensamento aos primórdios e vamos encontrar um  quadro de extrema dificuldade por que passavam os grupos da região oeste da cidade. Naquele período, existia uma grande insatisfação dos membros de A.A. com referência ao modo como eram tratados pelas pessoas não simpatizantes do nosso movimento, apesar da boa vontade de nossos senhorios, que infelizmente, não tinham total poder sobre aqueles que lhes representavam.
            Assim sendo, é que por diversas ocasiões, e que não foram poucas, tivemos problemas de demonstração de rejeição. Ora era no Grupo Nova Comunidade, que funcionava na Escola Vinícius de Morais, no Quintino Cunha, onde vivíamos o drama da incompreensão, sofrendo uma série de imposições e exigências, que iam contra os nossos princípios. Ora era no Grupo João Paulo II, que funcionava no Conselho Comunitário do Jardim Guanabara, na Rua Carlos Walravem, quando éramos tratados de maneira desrespeitosa – houve um período em que o acesso ao grupo ficou sendo feito pela Rua Carlos Gondim (fundos daquele estabelecimento) e quando alguém menos avisado ou esquecido, adentrava pelo portão principal, era informado que a entrada para reunião dos bêbados, era pela porta de trás. Em outras oportunidades tínhamos que cancelar as reuniões, por motivo de encontros sociais ali realizados. Ora era no Grupo Reformulação, que funcionava na Creche Pé no Chão, na Rua Pedro Sampaio onde éramos espezinhados pelo próprio vigia, que vez por outra, “perdia” a chave, até que um dia, já no final da permanência do grupo naquele local, iria acontecer uma reunião de esclarecimento sobre a Sétima Tradição e tivemos uma desagradável surpresa – a sala estava totalmente vazia. Não tinha uma cadeira sequer e o vigia não sabia em que local elas estavam, e, assim, fizemos a reunião todos sentados no chão, com uma ótima exposição do companheiro Walter, que serviu para alimentar, ainda mais, nosso desejo de autossuficiência.
            Tudo isto e mais algumas “coisinhas”, fizeram despertar em nós o desejo de emancipação e, então, formou-se uma comissão constituída pelos companheiros: Jataí, João Bosco e Jovanil, que passaram em torno de três meses indo aos referidos grupos, tentando conscientizar os companheiros da necessidade da união em torno da autossuficiência. Neste espaço de tempo, eram examinados prédios que atendessem aos nossos anseios – boas condições, boa localização e aluguel razoável, até que em Abril de 1993, houve consenso e foi alugado um imóvel no Conjunto Ômega II, para onde os Grupos se mudaram cada um mantendo o seu próprio nome. A Comissão de transição teve atividade definida por cerca de um ano. No começo foi difícil. Não tínhamos cadeiras, porém, foram adquiridas algumas usadas e sem padronização.  O companheiro Florêncio, em sua própria oficina, fez vários bancos grandes e rústicos que nos serviram prontamente. A cadeira do coordenador era composta por peças de duas cadeiras de diferentes formatos. Tinha um aspecto muito feio, mas atendia as nossas necessidades.   Com o passar dos dias, o Grupo adquiriu alguns bancos de ferro e madeira, do Centro Espírita André Luiz, a preço simbólico.
            No início, cada Grupo queria manter a sua identidade e autonomia, razão pela qual continuou com sua própria junta de serviços e todos com reuniões proporcionais por semana.
            Não tínhamos base financeira para fazer frente às despesas advindas da autossuficiência, por isto, foi criado um fundo de apoio denominado de GAF (Grupo de Apoio Financeiro), formado por voluntários que davam sustentáculos ao Grupo de forma simples e anônima, pois naquele sistema, não havia declinação de nomes e sim,   número para cada contribuinte espontâneo, que somente ele e o tesoureiro sabiam, para fins de prestação de contas com lisura e clareza.
            Naquele endereço, os Grupos chegaram a uma conscientização de unidade e com o objetivo de simplificar os trabalhos e diminuir o número de servidores, aderiram a unificação em 20 de Março de 1994, quando passou a ser Grupo Unificado e a contar de Abril daquele ano, se mudava para o atual endereço – Rua Rosinha Sampaio, 2042 – Quintino Cunha.
            Neste novo endereço, o Grupo Unificado, passou por momentos difíceis, porém, outros de muitas alegrias, pois soube com mestria superar as dificuldades, transformando-se no que é hoje – um ícone do A.A. cearense, e, por este motivo o Grupo Tiradentes o saúda em sua data magna e agradece a todos que o guiaram no passado e aqueles que agora mantêm acesa a chama da força de vontade, da perseverança e do amor ao próximo.

2 comentários:

  1. parabens a voces por tentarem colocar o aa na nova era da informativa,que as novas ideias como essa seja copiada e não criticadas,parabens hcg apodi rn

    ResponderExcluir
  2. grupo apodi de aa,tambem estar na internet

    ResponderExcluir