ORAÇÃO DA SERENIDADE


Nas paredes de milhares de salas de reuniões de A.A., pode-se ver em pelo menos cinco idiomas, a seguinte invocação: Concedei-nos Senhor, a serenidade necessária para aceitar as coisas que não podemos modificar, coragem para modificar aquelas que podemos e sabedoria para distinguir umas da outras.
                Não foi A.A. que a criou. Diferentes versões têm sido empregadas através dos séculos por várias crenças, e essa é de uso corrente hoje em dia tanto fora de A. A. como dentro da Irmandade. Quer pertençamos a esta ou aquela Igreja, quer sejamos humanistas, agnósticos ou ateus, a maioria de nós achou nessas palavras um guia maravilhoso para alcançar a sobriedade, continuar sóbrio e desfrutar de uma vivência sóbria. Quer consideremos a Oração da Serenidade uma verdadeira prece ou apenas um desejo fervoroso, ela oferece uma receita simples para a vida emocional saudável.
                Pusemos uma coisa no alto da lista das cosias “que não podemos modificar”: nosso alcoolismo. Independentemente do que façamos, sabemos que amanhã não deixaremos, de repente, de ser alcoólicos, como não teremos anos 10 anos de idade ou mais 15 centímetros de altura.
                Não pudemos modificar o nosso alcoolismo. Mas não dissemos docilmente: “está bem, sou  um alcoólico. Acho que tenho de beber até morrer”. Havia alguma coisa que podíamos mudar. Não tínhamos de ser bêbados. Podíamos vir a ser sóbrios. Certamente isso exigia coragem. E foi necessário um lampejo de sabedoria para ver que isso era possível, que podíamos ser outros.
                Para nós esse foi o primeiro e o mais óbvio emprego da Oração da Serenidade. Quanto mais nos distanciamos do último gole, mais bonitas e mais carregadas de sentido essas poucas linhas se tornaram. Podemos aplicá-las a todas as situações cotidianas das quais costumávamos fugir direto para a garrafa... (Do Livro Viver Sóbrio).
                               “Mantenha a mente aberta”

Nenhum comentário:

Postar um comentário